os dias do minotauro

"porque pertenço à raça daqueles que mergulham de olhos abertos

e reconhecem o abismo pedra a pedra anémona a anémona flor a flor"

 

Sophia de Mello Breyner Andresen

m

 










 

 

 

 

domingo, setembro 25, 2005


 

 

 

It's not even closing time and already stars are falling out of the sky *

 

 

acomoda-se o mundo à estreiteza dos dias. o meu velho demónio espera-me na garganta da terra. a memória do amargo fruto ainda ácida na boca. o outono constrói-se subitamente de um rumor de desejos falhados e folhas secas. antecipa-se em mim o frio que há-de vir, o degredo das noites longas, até que as horas se diluam.











* American Music Club

 


posted by saturnine | 16:39 | 0 comments

 

 

* * *

 

 

 

segunda-feira, setembro 12, 2005


 

 

 

O trágico habita na impossibilidade do não-ser

 

 

Nietzsche, instigado pelo paradoxo angustiante do encarceramento numa perspectiva finita de tempo e matéria, descreve uma lenda onde o rei Midas persegue o velho Sileno pela floresta. O rei queria saber qual era, entre todas as coisas, a que o homem deveria preferir antes de tudo, algo inigualável. Quando, por fim o rei alcaçou Sileno...

"Imóvel e obstinado, o demónio não respondia. Até que, por fim, coagido pelo vencedor, desatou a rir e proferiu as seguintes palavras: 'Raça efémera, e miserável, filha do acaso e da dor! E tu, por que me obrigas a revelar-te o que mais te valeria ignorar? O que tu deverias preferir não o podes escolher: é não teres nascido, não 'seres'. Seres 'nada'. Já que isso te é impossível, o melhor que podes desejar é morrer, morrer depressa".


[ . ]

 


posted by saturnine | 23:44 | 0 comments

 

 

* * *

 

 

domingo, setembro 11, 2005


 

 

 

 

 

precipita-se o verão para as margens escuras da noite. o meu demónio, velho e cansado, aguarda paciente na distância. quantos quilómetros de mundo percorrido, sem que os seus olhos repousem em alguma fonte fresca. dormira talvez, onde o seu corpo se esqueceu do que dói. hoje encontro-o, de semblante magoado, arrastando as correntes sobre o tempo suspenso. é a terra escura que nos chama, e esta criatura relembra-me que habitamos as profundezas.

 


posted by saturnine | 02:22 | 0 comments

 

 

* * *

 

 

Pablo Picasso

Minotauro

 

* * *

 

 

Lhasa

Soon this place will be too small

 

* * *

 

into the labirynth

 

julho 2004
agosto 2004
setembro 2004
setembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2007
maio 2007
setembro 2011

 

 

* * *

 

 

saturnine, otherwise known as